O RAP NA SOCIOEDUCAÇÃO:
VIVÊNCIAS MUSICAIS E REFLEXÕES NO PROJETO DE VIDA
Medida socioeducativa; Pedagogia da presença; Projeto de vida; Vivências musicais.
RESUMO
O presente trabalho busca investigar como a prática do rap pode proporcionar reflexões aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de privação de liberdade. A investigação busca compreender como as experiências artísticas musicais vivenciadas no processo de composição, interpretação e fruição deste gênero musical podem despertar reflexões e estados de consciência deste adolescente privado de liberdade visando o seu processo de ressocialização. A escrita dissertativa aqui apresentada traz o enfoque qualitativo e como método o etnográfico pois visa observar as práticas culturais deste grupo de adolescentes, partindo de suas vivências com o gênero rap e proporcionando outros níveis de experiências com o gênero em questão como: Composições coletivas, rodas de conversas, dinâmicas teatrais e a gravação de suas composições. A jornada empreendida neste trabalho foi desenvolvida sobre o prisma da pedagogia da presença de Antônio Carlos da Costa (2006), que destaca o professor/ pesquisador como aquele que proporciona o espaço do diálogo e da reflexão com base na necessidade deste aluno privado de liberdade. Enquanto metodologia acionamos as oficinas de rap e psicodrama proposta por Fratello (2009), que foca o processo de interação sócio afetivas entre os jovens na construção de narrativas que impulsionam o processo composicional do rap e a força deste na práxis pedagógica sobre os temas família, violência, juventude, recomeço, arte e liberdade.