Estratégias metacognitivas no ensino de ciências para estudantes dos anos iniciais: estimulando o aprender a aprender!
Habilidades metacognitivas; anos iniciais; metacognição
Descreve e analisa intervenções didáticas, no ensino de ciências, constituída por tarefas e estratégias especificamente planejadas para despertar e/ou exercitar habilidades metacognitivas em crianças em idade escolar, postas em prática em uma turma de estudantes dos anos iniciais de uma escola da zona rural da mesorregião nordeste paraense. Propõe também um protocolo de coleta e análise de evidências de habilidades metacognitivas em alunos de turmas dos anos iniciais da educação básica. As análises e dados qualitativos indicam que esse tipo de atividade tem um interessante potencial para criar um ambiente favorável à interação dos estudantes com professores e colegas, melhorar a motivação e o entusiasmo para aprender sobre o assunto e estimular a aquisição e uso de habilidades metacognitivas. Encartado a esta dissertação, como produto didático, exemplos e orientações para uso de estratégias metacognitivas, que podem ser utilizadas em atividades didáticas em turmas dos anos iniciais.