Educação em Ciências e Educação de Surdos: explorando possibilidades em aulas de Física
inclusão. Libras. Trabalho colaborativo. Ensino de física.
O objetivo de nossa pesquisa é estudar os fatores que mais se destacam no envolvimento de um estudante surdo em uma proposta de ensino de conceitos básicos de cinemática. Esta pesquisa apresenta delineamento qualitativo, para a análise dos dados utilizamos a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2007). Os resultados apontaram que o uso do português sinalizado associado a imagens auxiliou o processo de ensino e aprendizagem, mas não é suficiente destacando-se como necessário um trabalho colaborativo entre todos os profissionais da escola. Espera-se a partir desta pesquisa apontar a importância do professor conhecer o mínimo da Libras para, em um trabalho colaborativo, incluir o estudante surdo na sala de aula. Em relação ao produto, o mesmo ainda está em construção, pretendemos elaborar um glossário com os sinais em Libras usados durante o ensino do conteúdo de cinemática por meio do jogo.