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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ELIANA SOARES
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ELIANA SOARES
DATA: 09/11/2016
HORA: 15:00
LOCAL: IEMCI
TÍTULO: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DE SURDOS: (re)
constituição de memórias na educação inclusiva
PALAVRAS-CHAVES: Educação Inclusiva. Educação Matemática. Educação de surdos.
Memórias. Ensino e Aprendizagem.
PÁGINAS: 165
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Ao adentrar a porta aberta caminhei, embora não soubesse onde ia chegar, foi ai que
descobri o mundo mágico, complexo e impregnante da educação inclusiva. Hoje, ainda
envolta nessa descoberta, embora com um olhar calejado pelos deslizes no ofício, mas,
fortalecida pela sede da busca constante, socializo minhas experiências e aprendências ao
longo de duas décadas na docência, por meio desta pesquisa voltada para o Ensino e
Aprendizagem de Matemática para a educação cidadã, pela qual, busco uma investigação
científica escolar, na perspectiva da alfabetização científica sobre educação matemática para
surdos. Convido-lhes a conhecer minha história docente, a partir da pesquisa qualitativa na
modalidade narrativa autobiográfica, na qual narro as situações vividas em diferentes
contextos da educação básica, considerando as nuances da realidade do ensino regular e a
complexidade da educação inclusiva, tendo como ilustração a existência de vinte e quatro
personagens que perpassaram as etapas da minha memória docente, considerando a relevância
das memórias de cinco desses personagens, os quais tornaram-se protagonistas deste estudo
porque estão regularmente na educação básica. Para tanto, o objetivo deste estudo foi analisar
subsídios de percepções de estudantes surdos que constituem minha história docente, sobre o
ensino de matemática, considerando a complexidade da comunicação em sala de aula, na
perspectiva de adequações metodológicas que possam favorecer práticas pedagógicas
inclusivas e futuros estudos nesta área. Por se tratar de subjetividades, para a realização deste
estudo senti a necessidade de buscar apoio nos parâmetros da hermenêutica, da teoria sóciohistórico
de Vygotsky, da teoria da objetivação cultural de Radford, da Semiótica de Peirce, e
das teorias que discutem a educação matemática e a educação de surdos. Para absorver
informações sobre o objeto de estudo, utilizei como instrumento investigativo a entrevista
semiestruturada, e para a análise do material empírico utilizei-me da Análise Textual
Discursiva. A partir da reflexão sobre os eixos de análises O contexto social no processo
comunicativo da educação matemática; As interfaces da comunicação na educação
matemática; Os aspectos sociais e sua relação com o ensino e aprendizagem matemática
para surdos; os Elementos que limitam a aprendizagem matemática; e os Aspectos
potencializadores da aprendizagem matemática. O enredo empírico revelou-me que embora
já exista uma legislação que ampara uma educação adequada à inclusão do estudante surdo, as
práticas educativas tanto familiar quanto escolar ainda distanciam-se dessa realidade, ficando
evidente que as pessoas surdas ainda são vitimas de um invisibilidade social, no entanto, a
surdez não é o maior problema do ensino e aprendizagem desses educandos, pois os
personagens memorizados na narrativa e os participantes da pesquisa demonstram superação
diante dessa lacuna na formação desses surdos. As percepções dos protagonistas deste estudo
denunciam a falta de sensibilidade tanto de pais quanto de educadores sobre o respeito à
cultura surda, o que implica dizer que os resultados deste estudo canalizam para um processo
de formação docente não apenas no sentido acadêmico, que vai além das práticas dos
professores de matemática, mas que perpassa pelo aspecto cultural e porque não dizer
ideológico. Como contribuição deste estudo para a sociedade, será disponibilizado um
material digital orientativo, no qual os próprios estudantes surdos participantes da pesquisa
sugerem aos professores para melhorar suas práticas na educação matemática para surdos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2093036 - ELIELSON RIBEIRO DE SALES
Externo ao Programa - 2152997 - ERASMO BORGES DE SOUZA FILHO
Interno - 1834768 - FRANCE FRAIHA MARTINS
Externo à Instituição - MARCELO MARQUES DE ARAUJO
Interno - 190686 - MARIA DA CONCEICAO GEMAQUE DE MATOS
Notícia cadastrada em: 25/10/2016 13:49