Banca de DEFESA: CARLOS DIEGO LISBOA CARNEIRO

DISCENTE: CARLOS DIEGO LISBOA CARNEIRO
DATA: 21/06/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet - Instituto de Ciências da Saúde

ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA E DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DAS SÍNDROMES CORONARIANAS AGUDAS EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA EM CARDIOLOGIA NO ESTADO DO PARÁ

Palavras-Chaves: Síndrome Coronariana Aguda; Sistema de Informação Geoespacial; Distribuição Espacial.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Epidemiologia

Resumo:Nos países em desenvolvimento, como o Brasil, o crescimento progressivo das Síndromes Coronarianas Agudas (SCA) é fonte de preocupação dentro do sistema de saúde, visto que podem ocasionar altos custos aos cofres públicos, comprometendo metas de desenvolvimento pré-estabelecidas. O embasamento de boas práticas em relação às Síndromes Coronarianas Agudas, de forma ampla e específica, possibilita o desenvolvimento de manejos de prevenção e promoção em saúde. Ademais, cabe a presente pesquisa analisar a epidemiologia e a distribuição espaço-temporal das Síndromes Coronarianas Agudas de um hospital de referência em cardiologia no Estado do Pará. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, analítico do tipo transversal, com características de coorte retrospectiva hospitalar. O estudo foi realizado no Setor de Cadastro de Síndromes Coronarianas Agudas do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, localizado no Estado do Pará. Durante os anos de 2018 a 2020 ocorreram um total de 6.026 casos de Síndromes Coronarianas Agudas, dos quais 904 considerados como Angina Instável e 5122 como Infarto Agudo do Miocárdio. O presente estudo verificou uma distribuição espacial heterogênea das SCA, onde a mesorregião Metropolitana de Belém, e o Nordeste Paraense tiveram maiores taxas de incidência durante o período do estudo. Verificou-se que as taxas de prevalência variaram independentemente dos Índices de Desenvolvimento Humano de cada município no período do estudo. Os resultados encontrados são relevantes para a compreensão do cenário epidemiológico e distribuição espacial das SCA no estado do Pará.

Interno - 430.257.652-91 - CLAUDIA DO SOCORRO CARVALHO DE MIRANDA - UFPA
Presidente - 1804525 - DENISE DA SILVA PINTO
Interno - 2390797 - JOAO SIMAO DE MELO NETO
Externo à Instituição - MARCIO CLEMENTINO DE SOUZA SANTOS