Avaliação da Qualidade dos Serviços Prestados em um Hospital Universitário sob a Perspectiva de Clientes em Belém - PA
Qualidade Assistencial, Gestão de Qualidade, Escala SERVQUAL.
O desenvolvimento da qualidade na saúde hospitalar está em constante crescimento, sendo essencial melhorar o gerenciamento e a eficiência dos serviços prestados. Assim, a ideia de aprimorar a qualidade do serviço visando atender as expectativas dos clientes e satisfazê-los tornou-se um desafio para as prestadoras de serviços. A proposta deste estudo é avaliar a qualidade dos serviços prestados em um Hospital Universitário sob a perspectiva dos clientes e/ou acompanhantes. Sendo este, um estudo de natureza avaliativa e quantitativa, realizado com por meio da utilização da Escala Service Quality – SERVQUAL, amplamente testada, validada no Brasil e adaptada para área da saúde, possui cinco dimensões de qualidade avaliadas por meio de um questionário. Os questionários serão respondidos pelos usuários em duas etapas, perspectiva (admissão hospitalar) e percepção (alta hospitalar). A amostra de dados será composta por clientes e/ou acompanhantes internados na enfermaria cirúrgica, em um período de aproximadamente 3 meses. Análise de dados será feita por meio da estruturação e análise do banco de dados da pesquisa, com o uso do programa Bioestat para posteriormente análise quantitativa das variáveis.