A PERCEPÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA POR PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE BELÉM, PA
Serviços de Saúde Escolar; Políticas Públicas; Colaboração Intersetorial; Pesquisa Qualitativa; Saúde Pública
Este trabalho busca compreender o funcionamento do Programa Saúde na Escola e do andamento da saúde escolar em escolas públicas municipais de Belém, PA, a partir da percepção de seus professores. Para tal, foi realizada a construção de referencial teórico do projeto, sorteio proporcional das escolas pactuadas, por distrito administrativo, submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa do Instituo de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará e pesquisa qualitativa, utilizando-se questionário e entrevista como ferramentas de análise. Anteriormente aos sujeitos de pesquisa, foi realizado estudo piloto com sujeitos semelhantes, para ajuste do roteiro de entrevista. Posteriormente, foram realizadas as incursões nas escolas, totalizando 22 entrevistados participantes da pesquisa. O perfil dos entrevistados foi maioria composta por mulheres, com diferentes formações na área educacional e pós-graduação em nível de especialização, com médias de 43,4 anos de idade, 19,9 anos de tempo de serviço total, 239,3 horas de trabalho mensais. As entrevistas serão analisadas através do método de análise de conteúdo