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Banca de DEFESA: GABRIEL MACOLA DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIEL MACOLA DE ALMEIDA
DATA: 25/04/2024
HORA: 15:00
LOCAL: HÍBRIDO: SALA MASA / PLATAFORMA DIGITAL
TÍTULO:

LETRAMENTO EM SAÚDE DE DOCENTES VINCULADOS À UM

INSTITUTO DE SAÚDE NA AMAZÔNIA


PALAVRAS-CHAVES:

 Letramento em Saúde, Instituições de Ensino Superior, Docentes.


PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO:

 

O Letramento em Saúde se traduz nas competências para acessar e utilizar informações e 

Serviços de Saúde, subsidiando a tomada de decisões, gerando autonomia e motivação
para o indivíduo. Representa as habilidades para exercitar julgamento crítico de recursos
e informações de saúde, além da habilidade de comunicação e interação para expressar
necessidades sociais para a promoção da saúde. A educação em e para a saúde está
relacionada ao Letramento favorecendo as reflexões da interrelação com as políticas
educacionais de formação em saúde, na qual todos os trabalhadores das instituições de
ensino superior desempenham papel protagonista na transformação do ensino para
prática profissional de assistência prestada a população. Objetivo: Avaliar as condições
do Letramento em Saúde de docentes vinculados ao Instituto de Ciências da Saúde da
Universidade Federal do Pará. Métodos: estudo transversal analítico desenvolvido no
Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará, no município
Amazônico de Belém. Foi aplicada a versão brasileira validada do Health Literacy
Questionnaire para a análise do Letramento em Saúde de docentes vinculados ao
instituto, além de um questionário sociodemográfico. Os dados foram dispostos
descritivamente e os testes de associação foram realizados estatisticamente a partir do
software SPSS. Resultados: O produto dessa análise originou o artigo científico
intitulado: Potencialidades e fragilidades do Letramento em Saúde de docentes
vinculados a um instituto de saúde da Amazônia. Os questionários foram aplicados em
109 docentes. As principais potencialidades identificadas foram em relação à avaliação
de informações em saúde e compreensão dessas informações. Já nas limitações, foi
observado dificuldade em gerenciar ativamente a saúde e navegar no sistema de saúde.
Diferença estatisticamente significante foi encontrada em grupos brancos e não brancos
quanto às dimensões 8 e 9 do HLQ, além do tempo na instituição e ter tido COVID-19,
além de outras doenças. Considerações finais: Este estudo permitiu maior visibilidade
em relação ao panorama dos profissionais formadores no norte Amazônico do Brasil,
gerando subsídios para discutir novas estratégias de capacitação e ensino para fortalecer
o LS na educação em saúde e mitigar iniquidades em saúde.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - KATARINNE LIMA MORES
Presidente - 1615573 - LILIANE SILVA DO NASCIMENTO
Interno - 1508844 - MARCOS VALERIO SANTOS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 27/03/2024 10:43
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