Letramento em saúde de docentes vinculações a um Instituto de Saúde na Amazônia
Letramento em Saúde, Instituições de Ensino Superior, Docentes.
Resumo O Letramento em Saúde se traduz nas competências para acessar e utilizar informações e Serviços de Saúde. O Letramento em Saúde subsidia a tomada de decisões, gerando autonomia e motivação para o indivíduo. Representa as habilidades para exercitar julgamento crítico de recursos e informações de saúde, além da habilidade de comunicação e interação para expressar necessidades sociais para a promoção da saúde. A educação em e para a saúde está relacionada ao Letramento favorecendo as reflexões da interrelação com as políticas educacionais de formação em saúde, na qual todos os trabalhadores das instituições de ensino superior desempenham papel protagonista na transformação do ensino para prática profissional de assistência prestada a população. Objetivo: Avaliar as condições do Letramento em Saúde de docentes vinculados ao Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará. Métodos: estudo transversal analítico desenvolvido no Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) no município Amazônico de Belém do Pará. Será aplicada a versão brasileira validada do Health Literacy Questionnaire (HLQ) para a análise do Letramento em Saúde de docentes vinculados ao instituto, além de um questionário sociodemográfico. Os dados serão dispostos descritivamente e os testes de associação serão realizados estatisticamente a partir do software SPSS. |