EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS NAS CLASSES HOSPITALARES EM BELÉM/PA
Classe Hospitalar. Prática Pedagógica. Experiência.
O presente estudo, intitulado EXPERIÊNCIAS DE PROFESORAS NAS CLASSES
HOSPITALARES EM BELÉM/PA, tem como objetivo analisar como as experiências com
estudantes/pacientes afetam as professoras que atuam nas Classes Hospitalares de Belém/PA.
A Classe Hospitalar existe por conta de hospitalizações em médio e longo prazos, tendo o
professor que lidar com sentimentos envolvidos nos fenômenos afeto/educação/vida/luto.
Presença e ausência são perspectivas a serem consideradas diariamente nessa docência, em
específico. Assim como as curas acontecem, as despedidas também são ocorrências presentes.
Nesse sentido, a Educação Hospitalar, além do trabalho pedagógico, envolve todo um contexto
de afetos vivenciados pelos docentes na relação com estudantes/pacientes que lutam pela cura
de uma doença. O trabalho em questão trata-se de uma pesquisa de base qualitativa, de caráter
descritivo, tendo como participantes professoras que atuam em Classes Hospitalares há pelo
menos dois anos, em Instituições que dispõe desse espaço no município de Belém/ PA. A
organização e análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. Em termos de
resultados, as entrevistadas demonstraram que o ingresso na classe hospitalar representou um
grande desafio na carreira das mesmas, cuja formação inicial não contempla a realidade
encontrada nas classes hospitalares, e considerando que esse espaço se difere bastante da
classe regular. Constatou-se ainda que as afetações são comuns nesse contexto, no entanto o
nível de afetação e os respectivos resultados tem a ver com o perfil do professor e a
disponibilidade do mesmo em viver a experiência da Classe Hospitalar. A pesquisa permitiu
perceber que a realidade encontrada pelas professoras nas Classes Hospitalares – sobretudo o
contexto de doenças, sofrimentos, perdas – suscita nas mesmas diversos sentimentos, por isso
a permanência nesse contexto exigiu muita coragem para alcançar a adaptação necessária.