SEGURANÇA DO PACIENTE: EVIDÊNCIAS DE ESTRATÉGIAS DE BOAS
PRÁTICAS NO PREPARO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS
Profissional de enfermagem, segurança do paciente, terapia medicamentosa, erro de
medicação.
A partir da relevância social da temática “segurança medicamentosa” surge questões como o uso seguro
de medicamentos, e o conhecimento dos profissionais envolvidos na terapia medicamentosa para evitar
erros. A equipe de enfermagem é importante para segurança medicamentosa do paciente, já que está
diretamente envolvida em todas as fases do processo medicamentoso, mais especificamente no preparo
e administração de medicamentos. E por ser essa, uma atividade complexa, pode estar sujeita a erros
no desenrolar das respectivas ações. Tais erros podem assumir dimensões significantes e impor custos
relevantes ao sistema de saúde, pois podem causar efeitos deletérios como reações adversas, lesões
temporárias e permanentes e até morte. Assim sendo, é importante que essa práxis seja abordada,
observada e discutida, o que viabiliza a identificação dos possíveis erros, fatores relacionados, bem
como a obtenção de subsídios para adoção de medidas de prevenção e controle, visando a excelência na
assistência medicamentosa e a segurança do paciente. Trata-se de estudo de revisão integrativa, cujo
buscou responder a seguinte questão norteadora: Quais são as evidências disponíveis na literatura sobre
as estratégias de Enfermeiros para a promoção de boas práticas no preparo e administração de
medicamentos? Dentre os nove estudos selecionados, a maioria das publicações utilizadas neste estudo
foram publicadas em português e tiveram sua origem no Brasil, o que pode ser consequência das
políticas públicas de saúde inclusas no Sistema Único de Saúde (SUS), dentre elas o Programa
Nacional de Segurança do Paciente, cujo vem sendo intensamente institucionalizado, como ferramenta
de gestão da qualidade, nos serviços de saúde mediante as metas de segurança do paciente . Quanto aos
níveis de evidência verificou-se a predominância de estudos de nível VI com enfoque em estudos
descritivos não experimentais diante da temática. No entanto, apesar disto pôde-se identificar dois
estudos internacionais com nível de evidência III. Os principais resultados dos estudos selecionados
nesta revisão foram organizados segundo similaridade semântica e deram origem a duas categorias
temáticas: Estratégias voltadas para a promoção das boas práticas no preparo e administração de
medicamentos; Experiências exitosas da utilização de tecnologias para mediar as boas práticas no
preparo e administração de medicamentos. Evidenciamos que apesar de poucas produções
identificadas, estratégias educativas e tecnologias em saúde estão sendo utilizadas e tendo significância
para a promoção da meta de segurança do paciente, espera-se que esta revisão possa fomentar o
desenvolvimento de novos estudos acerca da temática.