O Círio de Nazaré de Belém-PA como Fresta para a Religiosidade
Paraense
BELÉM,
Ethos religioso,Círio de Nazaré, Carnaval Devoto
A principal questão da pesquisa é entender o que é e como se constitui o Ethos
religioso da cultura estuarina amazônica (dos rios amazonas e Tocantins), através da
fresta-ritual Círio de Nazaré.
A partir da análise social do Estado do Pará,1 os Círios,2 que são as festas de
santo (a), se destacam como um dos aspectos culturais fundamentais a partir do qual
é possível ter acesso à religiosidade, ao ethos, à identidade, ao imaginário e,
finalmente, à cultura paraense (LOUREIRO, 1995; MAUÉS; PANTOJA, 2008,
PONTE, 2013).
Autores como Wagley (1988), Galvão (1976), Alves (1980) e Maués (1995)
puderam afirmar através de suas pesquisas a existência de uma religiosidade
característica da região do estuário dos Rios Amazonas e Tocantins dentro do estado
do Pará, e que neste contexto a religiosidade é um dos aspectos mais evidentes da
cultura, ou mesmo o de maior relevância. Também na literatura paraense (JURANDIR,
2005; MENEZES,1986) a questão religiosa está presente e foi neste gênero que o
Círio de Nazaré foi então definido como “Carnaval Devoto”3, termo bem empregado
utilizado por Dalcídio Jurandir para descrever a prática religiosa presente no Círio de
Belém, mas que também vem sendo usada para definir o ethos religioso presente
nesse contexto do Pará.