Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior: um estudo sobre os desdobramentos do uso dessas ferramentas por docentes e discentes do curso de Ciências Sociais.
Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior
Uma das maiores características da contemporaneidade sem dúvidas é a presença cada vez maior de tecnologias de informação e comunicação (TIC)[1] em vários setores da nossa sociedade. Nas últimas décadas com a difusão da internet e a rapidez das inovações tecnológicas houve um processo crescente do uso de novas tecnologias por parte dos indivíduos para exercerem diversas atividades do dia-a-dia (se comunicar, estudar, trabalhar, comprar). Nesse contexto, a integração de novas tecnologias no nosso cotidiano acabou contribuindo para um processo de ressignificação/remodelação de muitos dos nossos hábitos, valores e costumes, criando novas formas de sociabilidade, reconfigurando a cultura contemporânea.
[1] Tecnologias de Informação e Comunicação, chamadas abreviadamente de “TICs”, são todas as tecnologias que interferem e mediam os processos de informação e conhecimento entre os seres humanos. No caso deste trabalho, o que chamo de “TICs” são as novas tecnologias digitais e informáticas (computadores, notebooks, tablets, aparelhos celulares) que tem como uma das várias funções, o acesso á internet.