“É NOITE DE REGGAE EM BELÉM DO PARÁ: UMA ETNOGRAFIA EM TORNO DOS SUJEITOS DA CENA REGGAE EM BELÉM DO PARÁ”.
reggae, cena, etnografia, movimentos, pedaço, memória coletiva.
Este trabalho tem o objetivo de fazer uma análise etnográfica e histórica sobre os
processos que propiciaram o surgimento e a consolidação da cena reggae em Belém do
Pará, compreendendo seus atores, espaços, práticas sociais e ações políticas, navegando
em todo o universo que permeia esta cena. Para tal, será utilizado como base teórica as
definições de cenas musicais, propostas pelo pesquisador de cultura Will Straw (1991),
bem como os conceitos de José Magnani (2001; 2003; 2005) acerca de uma categoria de
análise chamada “Pedaço”, que se apresenta como um lugar familiar a um grupo social
que, algumas vezes, não se conhecem, mas se reconhecem enquanto “massa regueira”,
membros ativos, participantes do que chamo de cena reggae belenense, que servirá de
base na análise dos interesses dos atores dos quais tive contato . Além disso, pretendo
trabalhar com o conceito de memória coletiva e individual de Maurice Halbwachs
(2004) para cruzar as informações obtidas em campo.