Tensões na Educação Básica na Pandemia da COVID-19
Educação básica; Estado; Conflito; Trabalho; Gênero; Tecnologia; Pandemia.
Este trabalho é uma primeira versão de minha pesquisa e apresenta o que desenvolvi até aqui em termos de pesquisa de campo em documentos e com as pessoas, seja por meio virtual ou presencial, bem como elaborações iniciais que aos poucos fui sistematizando, desde a elaboração do pré-projeto de pesquisa no ano de 2020, passando pelas disciplinas cursadas no mestrado PPGSA, os encontros de orientação com Michele Escoura, as reuniões do PUGNA - Grupo de Pesquisa Etnografia, Poder e Socialidades, meus registros no diário de campo até esse período mais recente de reflexividade e escrita. Está estruturado em introdução, capítulo 1 e capítulo 2. Na introdução, me debruço sobre o contexto pandêmico no qual a pesquisa se realiza e os passos metodológicos já desenvolvidos. No capítulo 1, analiso os decretos publicados pelo governo do Estado do Pará que regulamentaram a educação básica no ano de 2020 e no segundo capítulo, apresento a percepção das professoras e dos professores durante a pandemia, no período de suspensão das aulas, adoção do ensino remoto e retorno às aulas presenciais.