A ESCOLA COMO UM “EU-ISSO BUBERIANO”: ARENDT, HABERMAS E O PERSONALISMO COMO CHAVES DE LEITURA DO FENÔMENO EDUCACIONAL
Educação. Hermenêutica. Personalismo. Emmanuel Mounier.
Como Problema central de pesquisa, esta Tese de Doutorado investigou do ponto de vista do Personalismo em Mounier e em Buber (com forte diálogo com Arendt e Habermas) se a escola pública pode ser concebida como um “eu-isso buberiano” e se está vivenciando nas últimas duas décadas um modelo de escolarização para o Ensino Médio o qual instrumentaliza alunos e alunas em direção a desresponsabilização destes/as para com o mundo comum. Buscou-se compreender se o fato de reduzir o modelo atual a um mero “curso preparatório” para diversos processos seletivos de acesso ao ensino superior, especialmente para àqueles que utilizam a “nota do ENEM” como critério de seleção, estaria promovendo tanto a despersonalização quanto a despolitização dos(as) estudantes pelo ensino escolar. Assim, por um lado, analisou-se se este modelo promoveu aquilo que denomino neste trabalho de “dissolução da esfera pública/do mundo comum”, e, por outro, se a “aula como encontro” eleva-se como alternativa de rompimento com o caráter instrumental típico da educação escolar. Portanto, os locais de investigações foram escolas públicas selecionadas entre os anos de 2016 e 2020, e a Metodologia desenvolvida seguiu as matrizes explicativa e compreensiva, com abordagem dedutiva a partir de pesquisas teóricas e de campo. Como resultado, confirmou-se a tese investigada.