O IMAGINÁRIO DA ARTE CRISTÃ ENTRE ORIENTE E OCIDENTE: Um estudo socioantropológico dos Mosaicos da Catedral de Castanhal-Pa
Imaginário; Imagem; Mosaicos; Consciência Religiosa.
A tese em desenvolvimento é dedicada ao estudo do imaginário e das imagens nas Ciências Sociais. Partindo da relação entre imaginário e consciência religiosa, a proposta da pesquisa consiste em estudar os processos de criação de imagens em Mosaicos da Catedral de Santa Maria, Mãe de Deus - Castanhal-Pa, compreendendo os sentidos que os artistas e a comunidade atribuem à arte iconográfica. A pesquisa procura responder as seguintes indagações: se o ícone é uma arte espiritual, como o mosaicista adentra ao universo da arte que ele produz? Se a arte cristã de inscrever ícones possui um cânone, o artista tem liberdade para criar? Como o artista sacro adentra ao imaginário das expressões visuais que ele produz? Que critérios orientam os artistas nos processos de criação das imagens em mosaicos? Como os artesãos sacralizam a arte na sua técnica? Como eles penetram as imagens sagradas? Como o artista vivencia as tensões entre o espírito criativo e a hierarquia? Quais os sentidos das imagens para eles e para a comunidade? Considerando a dimensão verbo-icônica das imagens, utilizarei o método hermeneutico-fenomenológico como exercício compreensivo dos sentidos que se ocultam nas expressões visuais e textuais do ícone sacro, procurando evidenciar que as imagens possuem uma sabedoria incriada, porque sendo visíveis, contém o invisível na forma de expressões materiais, não somente, que há um mundo escondido por trás das imagens que descortina a existência de outras realidades que se orientam tanto para o bem como para o mal.