URBI ET ORBI: MUNDO DA CANÇÃO POPULAR DE TEMÁTICA AMAZÔNICA E PROCESSOS GLOBALIZADORES
CANÇÃO POPULAR, AMAZÔNICA, PROCESSOS GLOBALIZADORES
O trabalho pretende estudar antropologicamente as redes sociais, as práticas de sociabilidade efetivadas por meio da atuação dos atores sociais que compõem essas redes e a produção de artefatos culturais como elementos constituintes do mundo da canção popular na região da Amazônia brasileira no contexto do processo de globalização em seus fluxos e hibridações. A proposta é realizar um estudo etnográfico por meio da etnografia multissituada e sua perspectiva metodológica de seguir os atores no campo, o que se justifica pelo fato de que tenho acompanhando as ações nas cenas desse mundo artístico e, assim, notado as possibilidades de uso, os recursos discursivos, as práticas sociais e o enredamento de sociabilidade e a produção/circulação do artefato musical como pontos necessários a serem tratados em meio ao debate da abordagem antropológica sobre a música popular de caráter regional e local e os processos globalizadores. Sendo assim, cabe ressaltar que o mundo da canção popular da Amazônia brasileira é uma cultura inventada, dotada de múltiplos e variados elementos, o que me remete a observar e descrevê-la, bem como se processam importantes e interessantes contatos domésticos, regionais, e translocais entre os atores e cenas da cidades de Belém, Macapá e Manaus, sendo este o universo da cultura urbana da Amazônia brasileira delimitado como contexto de referência para o estudo. Por isso, parto da hipótese de que o contato cultural promovido pelos processos globalizadores resultou em trocas que instauraram marcas numa cultura musical territorialmente localizada, de temática regional, seja para assimilá-los ou fazer-lhes frente. Nesse sentido, a música popular amazônica, como bem regional e como fator sóciocultural identitário, é importante objeto de estudo porque promotor de sociabilidades específicas e, ainda mais, por se encontrar nessa condição de estar em fluxo e se desenrolar na Amazônia brasileira. Assim, tomando esse mundo como um sistema sociocultural em constante processo de interação e em recorrente mudança, busco verificar como a canção de temática amazônica como um mundo artístico, em sua dimensão local e regional, relaciona-se com o nacional e, assim, recriam-se no jogo de relação em âmbito global.