RENOVAÇÃO CULTURAL DE UMA TRADIÇÃO RELIGIOSA DENTRO DE UMA NOVA GERAÇÃO NO ALTO ITACURUÇÁ – ABAETETUBA: O CASO DA LADAINHA ANTIGA
manifestações religiosas; cultos religiosos; rituais religiosos; ladainhas lauretanas em Itacuruça, quilombos.
A religião provoca uma visão de mundo que influencia o comportamento humano.
Neste trabalho, procuro analisar as conexões entre religião, cultura e identidade,
tendo como foco a manutenção da religiosidade na comunidade quilombola Alto
Itacuruçá, localizada no município de Abaetetuba, Pará. Dentro desse contexto,
pretendo mostrar como os devotos dessas vilas pensam e se organizam para
celebrar os santos e santas homenageados. Essas festas possibilitam reflexões
sobre formas de organização social, coesão grupal e trabalho coletivo em prol
de um objetivo. Vale destacar que essas festividades, realizadas nas casas dos
devotos, são conduzidas por pessoas frequentemente consideradas leigas. Os
devotos, juntamente com os mordomos, são responsáveis por organizar as
festividades em homenagem aos santos e santas dessas vilas, que
tradicionalmente celebram esses eventos. A ladainha rezada em latim é uma
forma tradicional de oração da Igreja Católica, consistindo em uma série de
invocações e súplicas a Deus, à Virgem Maria e aos Santos. Geralmente recitada
em estilo responsorial, o líder faz as invocações e os participantes respondem
com uma frase fixa. A ladainha em latim carrega consigo uma longa tradição e
significado litúrgico, sendo uma prática comum, especialmente nas celebrações
elaboradas pelos devotos responsáveis pelas festividades nas vilas que fazem
parte do quilombo Alto Itacuruçá