NARRATIVAS MÍTICAS TEMBÉ POR CURT NIMUENDAJÚ: REVISITANDO
UMA ETNOGRAFIA
Etnografia. Curt Nimuendajú. Tembé Tenetehara. Narrativas Míticas.
Revisitar uma etnografia de Curt Nimuendajú que integra um repertório de narrativas míticas do grupo indígena Tembé Tenetehara constitui a base de investigação desta dissertação. O etnógrafo Curt Nimuendajú, um alemão que migrou para o Brasil em 1903 e se tornou ao longo de quarenta anos um exímio conhecedor de grupos indígenas, publicou em 1915 na Zeitschrift für Ethnologie o texto Sagen der Tembé-Indianer (Pará und Maranhão) no qual reuni dez narrativas míticas dos Tembé Tenetehara, sendo que em 1945 ele organiza essas narrativas no manuscrito Coletânea de Lendas. Desse modo, a presente dissertação propôs saber qual o contexto de produção da etnografia de Curt Nimuendajú e o que revela sobre os aspectos cosmológicos dos Tembé Tenetehara naquele início do século XX. Assim, a pesquisa seguiu uma perspectiva biográfica (LOHMANN 2008; SCHWARCZ, 2013; DOSSE, 2015; KOFES, 2015) de Curt Nimuendajú, que ajudou visualizar o percurso de sua formação inicial no campo da etnologia indígena, o que permitiu saber sobre os direcionamentos de seus trabalhos etnográficos como aquele sobre os Tembé. A partir de obras e pesquisas antropológicas (MORAES, 1860; DODT, 1873; WAGLEY; GALVÃO, 1961; GOMES, 2002; ALONSO, 1996; SALES, 1999; BELTRÃO; LOPES; 2014) apresento aos Tembé Tenetehara em diferentes momentos históricos, tendo como objetivo saber do encontro etnográfico entre esse grupo e Nimuendajú. Com o afã de saber das concepções cosmológicas dos Tembé Tenetehara naqueles idos do início do século XX, procurei analisar as narrativas com a interlocução teórica de Paul Ricoeur (1994), Lévi-Strauss (1989; 2004; 2005) e Viveiros de Castro (1996; 2002).