Banca de QUALIFICAÇÃO: ALZINEI DA NATIVIDADE SILVA

DISCENTE: ALZINEI DA NATIVIDADE SILVA
DATA: 05/07/2024
LOCAL: online

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA; A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO QUILOMBOLA (PPPQ) E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NO TERRITÓRIO DO SÍTIO BOSQUE, MOJU/PA.

Educação Escolar Quilombola, Projeto Político Pedagógico Quilombola e Produção do Conhecimento.

ÁREA: Antropologia

Resumo do trabalho: Neste texto trago uma reflexão sobre, politicas que são pensadas para o território quilombola como a Educação Escolar Quilombola, que foi instituída pela Resolução nº 8/2012 – CNE/MEC, que fortalecerá o debate sobre educação diferenciada no território quilombola de Sítio Bosque em Moju/Pa, levando em consideração as realidades e necessidades da educação no espaço rural. Compreender a partir das relações sociais estabelecidas no território que as mudanças serão trazidas para os sujeitos os objetivos que este modelo de educação traz em suas propostas, como projeto politico pedagógico diferenciado, currículos pensados para o território, e em que legislações essa modalidade de ensino está ancorada e de que forma a mesma trará contribuições para a produção do conhecimento e a formação do sujeito no território Quilombola de Sítio Bosque. A fim de responder as questões presente na pesquisa, tendo em vista possibilidade de análise dos fenômenos social, histórico e cultural presentes no território Sítio Bosque/Moju/Pa, a intensão está em se utilizar os fundamentos Pesquisa-Ação ― pois apresenta formas positivas às propostas do trabalho. O interesse pela temática foi instigado por minhas experiências de vida e profissional na educação básica que se deu nos espaços rural e urbano do município de Moju/Pa. E a partir das experiências vividas, pretendo compreender os caminhos da educação que está presente no quilombo Sitio Bosque e como uma educação diferenciada com propostas e projeto político pedagógico voltados para as realidades da comunidade/território, poderiam estar contribuindo com a produção do conhecimento cientifico e cultural dos povos tradicionais/quilombolas.

Interno - 2153549 - DENISE MACHADO CARDOSO
Externo ao Programa - 2171317 - MARIA DO SOCORRO RAYOL AMORAS
Interno - 3146812 - MICHELE ESCOURA BUENO
Presidente - 6672463 - RODRIGO CORREA DINIZ PEIXOTO