Banca de QUALIFICAÇÃO: NAIARA VIDEIRA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAIARA VIDEIRA DOS SANTOS
DATA: 24/06/2024
LOCAL: online

A PRODUÇÃO DA MORADIA NO ÂMBITO DE UM PROCESSO DE FINANCEIRIZAÇÃO: A CONFIGURAÇÃO DA PRODUÇÃO HABITACIONAL NA CIDADE DE MACAPÁ/ AP, NOS ANOS DE 2019 A 2022.

Urbanização- Amazonia – Habitação

ÁREA: Sociologia

A discussão acerca do futuro da vida nas cidades é uma questão cada vez mais relevante na medida em que os avanços da ciência e da tecnologia não tem sido reconhecido pelas ações do planejamento urbano com o esperado favorecimento de uma condição de bem viver nas cidades. Com os agravamentos das questões relativas à precarização das habitações e das severas agressões às condições ambientais, entre outras, nunca foi tão importante repensar questões sobre como vivemos nas cidades e para quem se está produzindo o espaço urbano. Evidencia-se que o predomínio de um modelo neoliberal de cidade não é capaz de atender às demandas das populações urbanas, uma vez que este modelo acentua muito mais em abrir novas fronteiras de expansão para o capital do que em possibilitar às populações o acesso à condições de vida urbana dignas e sustentáveis. O problema apresenta-se ainda mais grave, dentro de um contexto de globalização, quando se procura transplantar um modelo único de cidade, as chamadas cidades globais, modernas e atrativas para o mercado global, para localidades em que nem sequer alcançaram a universalização de serviços básicos, a exemplo do esgotamento sanitário e possuindo elevadas carências habitacionais. Orientada por esses fatos e questionamentos, esta proposta de tese objetiva analisar a Política de Habitação na cidade de Macapá, no estado do Amapá, entre os anos de 2019 a 2022, uma cidade localizada na Amazônia, com recente expansão urbana. Visa com isso compreender as dinâmicas territoriais urbanas na ocupação dos espaços de moradia em uma cidade que vivencia um processo recente de incorporação pelo mercado imobiliário e quais os impactos desse modelo de política no território macapaense. Soma-se a isso, aspectos do recente reconhecimento de áreas de conservação ambien al, assim como um processo gradativo de transferência de terras da União para o estado do Amapá, visto que este era Território Federal até 1988, imprimindo uma dimensão conflitiva em relação aos interesses econômicos. O presente estudo torna-se importante por tratar de temas que impactam diretamente na qualidade de vida urbana e para a garantia do direito à cidade, pois a moradia é a primeira base para o acesso a um conjunto de direitos sociais de maneira a se efetivar a esperada cidadania plena. Assim como se propõe a contribuir para o discernimento de questões que envolvem o papel dos agentes públicos e privados no processo da condução da política habitacional e dos reflexos desse processo na configuração do espaço urbano na cidade de Macapá.

Interno - 3322189 - DANIELA RIBEIRO DE OLIVEIRA
Presidente - 326059 - EDILA ARNAUD FERREIRA MOURA
Interno - 325154 - EDNA MARIA RAMOS DE CASTRO
Externo ao Programa - 1152946 - JOSE JULIO FERREIRA LIMA