Banca de DEFESA: LIVIANE MOREIRA DE SOUSA

DISCENTE: LIVIANE MOREIRA DE SOUSA
DATA: 20/05/2024
LOCAL: SALA 07 DO PREDIO MULTIUSO ILC/IFCH

PROGRESSÃO TEXTUAL E TEXTUALIDADE: Proposta de Ensino de Escrita para o Fundamental II

Produção escrita. Progressão textual. Textualidade. Ensino Fundamental.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as principais dificuldades de progressão textual nas produções escritas de alunos do 6º e 8º ano do Fundamental, a fim de propor atividades de ensino de escrita que possam desenvolver a competência escrita dos discentes. A pesquisa foi realizada em uma Escola Pública de Santo Antônio do Tauá, no Pará. Pautada nos estudos da Linguística Textual, analisamos os critérios linguísticos e textuais no que diz respeito à progressão textual, tais como continuidade, progressão, não contradição e articulação; fatores de textualidade como informatividade, intencionalidade e aceitabilidade; os articuladores textuais de conteúdo proposicional que marcam as relações espaço-temporais e os articuladores discursivo-argumentativos. A pesquisa ancora-se nos pressupostos teóricos que trazem contribuições de Koch (1997; 2002; 2007; 2009; 2015; 2016; 2022) sobre o percurso da Linguística Textual, no que diz respeito ao tratamento que esta atribui à produção dos textos e sobre progressão textual, Costa Val (2016) sobre os fatores de textualidade, Menegassi e Gasparoto (2016) sobre a reescrita e estratégias e correção textual-interativa, Serafim (2004) e Ruiz (2010), Bortoni-Ricardo (2004) sobre as contribuições da Sociolinguística Educacional e outros. Em termos metodológicos, esta pesquisa é uma pesquisa-ação, de abordagem quantiqualitativa e de natureza aplicada. O percurso metodológico da pesquisa-ação se deu mediante as seguintes etapas: a) observação diagnóstica da escrita de textos dos alunos do 6º e 8º ano do ensino fundamental; b) aplicação de atividade para produção de textos de três gêneros (como relatos pessoais, textos de opinião e história), sendo dois tipos textuais (narrativo e argumentativo) pelos alunos; c) identificação das dificuldades de escrita mais comuns nos textos produzidos pelos alunos (de acordo com os tipos e gêneros textuais), no que diz respeito à progressão textual, tais como articuladores textuais de conteúdo proposicional e articulador discursivo-argumentativo, progressão textual e fatores de textualidade; d) análise do texto narrativos e argumentativo a partir das dificuldades do uso ou não dos articuladores textuais de conteúdo proposicional e articulador discursivo-argumentativo, progressão textual e fatores de textualidade; e) consideração sobre a análise dos resultados da pesquisa; f) elaboração de uma proposta didático-pedagógica, que servirá como apoio para professores e alunos, para o enfrentamento das dificuldades de escrita dos alunos, especialmente no que diz respeito à progressão textual; e posterior g) aplicação da proposta didático-pedagógica à turma e h) elaboração do produto educacional. Na fase inicial da pesquisa, os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos discentes apresentaram dificuldade acerca da progressão textual, evidenciando baixo grau de informatividade, continuidade e articulação. A partir dos resultados, elaboramos e implementamos a proposta de intervenção organizada em cinco etapas, com atividades de leitura, escrita e análise linguística. Os resultados das atividades interventivas demonstraram que, na escrita dos textos, os alunos desenvolveram a progressão textual regular. Por fim, elaboramos o produto educacional em formato de um e-book com a sequência de atividade sobre a prática de linguagem escrita que servirá de apoio para os professores de Língua Portuguesa.

Presidente - 2413531 - ALCIDES FERNANDES DE LIMA
Interno - 1357803 - FERNANDO MAUES DE FARIA JUNIOR
Externo à Instituição - MARCELA MOURA TORRES PAIM
Interno - 1258525 - MARCOS ANDRE DANTAS DA CUNHA