A CONSCIÊNCIA SOCIOIDEOLÓGICA E A PRODUÇÃO VALORADA DO DISCURSO A PARTIR DO TRABALHO COM O GÊNERO DISCURSIVO CARTA ABERTA NO 9o ANO
Valoração do discurso; consciência socioideológica; gênero discursivo carta aberta; dialogismo.
A presente pesquisa consiste em um estudo teórico-prático sobre a consciência
socioideológica e a produção valorada do discurso a partir do trabalho com o gênero
discursivo carta aberta no 9o ano. À luz da Linguística Aplicada e vinculada ao Projeto
de Pesquisa O ensino da Língua Portuguesa por meio da concepção sociológica e
valorativa da língua(gem), da UFPA, campus de Castanhal, a investigação está
fundamentada na concepção dialógica do Círculo de Bakhtin (VOLÓCHINOV,
2017[1929]; BAKHTIN, 1988 [1975]; BAKHTIN, 2011[1979]), a partir da abordagem
sociológica e valorativa, proposta pelos estudos sobre o dialogismo, especialmente a
partir da Análise Dialógica do Discurso - ADD (BRAIT, 2008, 2017; ACOSTA
PEREIRA, RODRIGUES, 2010; DE PAULA, 2013; SOBRAL, GIACOMELLI, 2016;
FRANCO, ACOSTA PEREIRA, COSTA-HÜBES, 2019, POLATO, MENEGASSI,
2018; 2020; OHUSCHI, 2019, dentre outros). Ao buscar responder de que forma os
alunos evidenciam a consciência socioideológica e a produção valorada do discurso
em suas produções textuais do gênero discursivo carta aberta, a investigação levanta
a hipótese de que os alunos do 9o ano evidenciam, na produção textual do gênero
discursivo carta aberta, aspectos sociais e ideológicos e apresentam marcas de
discurso valorativo. A pesquisa caracteriza-se como qualitativo-interpretativa, de
caráter experimental e natureza aplicada, e tem como objetivo geral compreender a
constituição da consciência socioideológica e da produção valorada do discurso na
produção textual do gênero discursivo carta aberta de alunos do 9o ano. Como
objetivos específicos, propõe-se a: a) evidenciar, nas produções textuais, a presença
ou a ausência de aspectos sociais e ideológicos; b) verificar a presença ou ausência
da produção valorada do discurso, com vistas à persuasão do interlocutor e alcance
da finalidade discursiva da carta aberta. Com intuito de buscar responder ao
questionamento desta pesquisa, procedeu-se a uma atividade diagnóstica com o
gênero discursivo carta aberta para verificação do conhecimento dos alunos sobre o
gênero, e se havia indícios de produção valorada do discurso em suas produções.
Após os resultados do diagnóstico, que apontaram alguns indícios de posicionamento
axiológico na escrita, pouco conhecimento dos alunos sobre o gênero e problemas
relacionados à articulação do texto e à norma culta da língua em sua modalidade
escrita, foi elaborada uma proposta de intervenção, fundamentada na metodologia de
Lopes-Rossi (2008), a ser implementada na sequência desta pesquisa.