ROMANCE EM CORDEL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
rromance em cordel; leitura literária; oralidade; xilogravura
A presente pesquisa tem como objetivo desenvolver a leitura literária, utilizando os romances em cordel como ferramenta para desenvolvimento da língua oral, previstas no ensino fundamental e valorizar a interdisciplinaridade com a arte de criar a xilogravura a partir da construção da leitura e oralidade dos discentes. É de conhecimento dos profissionais de educação que a leitura literária e a língua oral, em particular, são muitas vezes negligenciadas ou pouco presentes no cotidiano escolar. Reconhecendo a escola como um ambiente propício para o desenvolvimento das reflexões sobre as relações sociais, políticas e históricas, bem como para o aprimoramento das habilidades de leitura e oralidade, propõe-se desenvolver quatro oficinas, três com o foco em promover a leitura literária e a oralidade elementos indissociáveis para uma aprendizagem significativa e uma de xilogravura. À luz dos pressupostos teóricos dos autores, de Zilberman, (1991), Zappone, (2008), Marinho; Pinheiro, (2012), Abreu, (1999), Haurélio, (2010), Candido, (1972), Kleiman (2022), Pinheiro (2018), Bajour (2012), Colomber (2007), Cascudo (2006), Curran (2009) e outros, sistematizou-se uma proposta teórico-metodológica, utilizando os romances em cordel “O Conde de Monte Cristo” e a “História da Donzela Teodora”. A pesquisa foi desenvolvida no ambiente escolar, direcionada ao 9º ano do ensino fundamental, com finalidade de formar leitor crítico e reflexivo