ROMANCE EM CORDEL UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O 9o ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL
romance em cordel; leitura literária; oralidade; sequência básica.
A presente pesquisa tem como objetivo principal destacar a importância do trabalho
com o texto literário em sala de aula, especialmente no ensino fundamental. A leitura
literária, em particular, é muitas vezes negligenciada ou pouco presente no cotidiano
scolar. Reconhecendo a escola como um ambiente propício para o desenvolvimento
das reflexões sobre as relações sociais, políticas e históricas, bem como para o
aprimoramento das habilidades de leitura, oralidade e escrita, propõe-se uma
sequência didática para o 9oano, que envolve quatro oficinas de leitura e oralidade.
Seguiremos o modelo da sequência básica de Cosson, com o foco para promover a
leitura e a oralidade, elementos indissociáveis para uma aprendizagem significativa.
À luz dos pressupostos teóricos do autor, tomando como foco principal a leitura e a
oralidade, sistematizou-se uma proposta teórico-metodológica, utilizando os
romances em cordel: O Conde de Monte Cristo, O Alienista em Cordel e a História
da Donzela Teodora. A pesquisa foi desenvolvido no ambiente escolar, e utilizado
como abordagens teóricas, textos de Zilberman, (1991), Zappone, (2008), Cosson,
(2021), Marinho; Pinheiro, (2012), Abreu, (1999), Haurélio, (2010) e Candido, (1992).