Dicionários onomasiológicos na sala de aula.
Onomasiologia; Dicionário analógico; Dicionário de sinônimos; Lexicografia Pedagógica; Dicionário na sala de aula.
O presente trabalho investiga a potencialidade dos dicionários onomasiológicos – dicionários analógicos e dicionários de sinônimos – no ensino de língua materna em turmas de 8º ano do Ensino Fundamental. Tem como pressuposto para o ensino a ideia de que os dicionários onomasiológicos são destinados à produção linguística (BALDINGER, 1966) e são uma classe que, apesar desta característica, não estão no escopo da escola básica nem nos programas de distribuição de materiais didáticos, como o PNLD-Dicionários. Isso porque os dicionários escolares, semasiológicos por natureza, cumprem tanto a função de recepção quanto a de produção (BUGUEÑO-MIRANDA; FARIAS, 2008, 2011). Diante desse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar um contexto escolar quanto ao uso de dicionários semasiológicos e do potencial de dicionários onomasiológicos com o fito de produzir uma proposta de intervenção didática. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem quantitativa-qualitativa, com fins exploratórios e investigação de campo com levantamento de dados a partir da aplicação de questionários a docentes e discentes para a compreensão do contexto escolar e dos atores envolvidos no processo. Como resultado principal, produzimos uma proposição didática que leva em consideração os dados coletados com alunos e professores da EEEFM Cônego Batista Campos (Barcarena/Pará), segundo os quais o uso de dicionários na sala de aula é incipiente, tanto os dicionários escolares quanto os dicionários especiais. A fim de contribuir para a abordagem dos aspectos lexicais na aula de língua materna e instrumentalizar alunos e professores para o uso de dicionários é que se propõe o trabalho com dicionários analógicos e de sinônimos aliados à produção textual do tema Trabalho infantil na Amazônia, prevendo exercícios de leitura, produção e reescrita de textos poéticos.