Dicionários onomasiológicos nas aulas de língua materna: um trabalho de lexicografia pedagógica.
Onomasiologia; Dicionário analógico; Dicionário de sinônimos; Lexicografia Pedagógica; Ensino de língua materna.
O presente trabalho investiga a potencialidade dos dicionários onomasiológicos – dicionários analógicos e dicionários de sinônimos – no ensino de língua materna em turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Tem como pressuposto a ideia de que os dicionários onomasiológicos são dicionários destinados à produção linguística e são uma classe que, apesar desta característica, não estão no escopo da escola básica nem nos programas de distribuição de materiais didáticos, como o PNLD. Isso porque os dicionários escolares, semasiológicos por natureza, cumprem tanto a função de recepção quanto de produção. Diante deste contexto, o objetivo deste trabalho é produzir uma proposta de intervenção didática a partir da análise do contexto escolar quanto ao uso de dicionários semasiológicos e do potencial de dicionários onomasiológicos. Para isso, utilizou-se como metodologia a pesquisa-ação de natureza qualitativa, com necessidade de pesquisas de campo e levantamento de dados para a compreensão do contexto escolar e dos atores envolvidos no processo. A hipótese é que os alunos, instrumentalizados para manuseio não apenas de dicionários semasiológicos mas também de onomasiológicos, podem melhorar sua competência lexical para melhor desempenho nas atividades de leitura e sobretudo escrita. A proposta de intervenção produzida leva em consideração os dados coletados com alunos e professores da EEEFM Cônego Batista Campos (Barcarena/Pará) e propõe o trabalho com dicionários analógicos e de sinônimos aliados à produção textual do tema Trabalho infantil na Amazônia, prevendo exercícios de leitura, produção e refacção de textos poéticos.