DIÁRIO DE LEITURA E EXPERIÊNCIA COM O TEXTO LITERÁRIO: uma incursão pelo conto fantástico Demônios, de Aluísio Azevedo, no 9o ano do Ensino Fundamental
Ensino de literatura; Educação literária; Contos de Aluísio Azevedo; Diário de leitura.
Levando em consideração o caráter dialógico da linguagem, este trabalho visa discutir os efeitos da produção de diários de leitura como mecanismo na formação leitora do letramento literário em alunos dos anos finais do ensino fundamental em uma escola da rede pública de ensino de Guimarães, município localizado na microrregião do Litoral Ocidental Maranhense. O objetivo desse tipo de incursão didática é, para além de tarefas curriculares de identificação de elementos da narrativa, observar as experiências de leitura de cada aluno a fim de construir estratégias para torná-las mais consistentes e significativas. Entre os autores utilizados para este trabalho, destacamos Pound (2013), Machado (1998), Cosson (2014), Candido (2014), Colomer (2014), Coelho (2000), Zilberman (1991), Moisés (2004, 2012, 2016) e Bosi (2006). Desta dissertação resultará um produto pedagógico, um caderno, em apêndice.