PROGRESSÃO TEXTUAL E TEXTUALIDADE: Proposta de Ensino de Escrita para o Fundamental II
Produção escrita. Progressão textual. Textualidade. Série finais do Ensino
Fundamental.
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as principais dificuldades de progressão textual
nas produções escritas de alunos do 6o e 8o ano do Fundamental, a fim de propor atividades de
ensino de escrita que possam desenvolver a competência escrita dos discentes. A pesquisa será
realizada em uma Escola Pública de Santo Antônio do Tauá, no Pará. Pautada nos estudos da
Linguística textual analisamos os critérios linguísticos e textuais no que diz respeito à
progressão textual, tais como continuidade, progressão, não contradição e articulação; fatores
de textualidade como informatividade, intencionalidade e aceitabilidade; os articuladores
textuais de conteúdo proposicional que marcam as relações espaço-temporais e os articuladores
discursivo-argumentativos. A pesquisa ancora-se nos pressupostos teóricos que trazem
contribuições de Koch (1997; 2002; 2007; 2009; 2015; 2016; 2022) sobre o percurso da
Linguística Textual, no que diz respeito ao tratamento que esta atribui à produção dos textos e
sobre progressão textual, Costa Val (2016) sobre os fatores de textualidade, Menegassi e
Gasparoto (2016) sobre a reescrita e estratégias e correção textual-interativa, Serafim (2004) e
Ruiz (2010), Bortoni-Ricardo (2004) sobre as contribuições da Sociolinguística Educacional eoutros. Em termos metodológicos, esta pesquisa será uma pesquisa-ação, de abordagem quanti-qualitativa e de natureza aplicada. O percurso metodológico da pesquisa-ação se deu medianteas seguintes etapas: a) observação diagnóstica da escrita de textos dos alunos do 6o e 8o ano doensino fundamental; b) aplicação de atividade para produção de textos de três gêneros (comorelatos pessoais, textos de opinião e história), sendo dois tipos textuais (narrativo eargumentativo) pelos alunos; c) identificação das dificuldades de escrita mais comuns nostextos produzidos pelos alunos (de acordo com os tipos e gêneros textuais), no que diz respeitoà progressão textual, tais como articuladores textuais de conteúdo proposicional e articuladordiscursivo-argumentativo, progressão textual e fatores de textualidade; d) análise do textonarrativos e argumentativo a partir das dificuldades do uso ou não dos articuladores textuais deconteúdo proposicional e articulador discursivo-argumentativo, progressão textual e fatores detextualidade; e) consideração sobre a análise dos resultados da pesquisa; f) elaboração de umaproposta didático-pedagógica, que servirá como apoio para professores e alunos, para oenfretamento das dificuldades de escrita dos alunos, especialmente no que diz respeito àprogressão textual; e posterior g) aplicação da proposta didático-pedagógica à turma e h)elaboração do produto educacional.