O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA DE ALUNOS DO 6º ANO POR MEIO DA LEITURA DE TEXTOS DO GÊNERO DISCURSIVO TIRINHA
Concepções de leitura. Estratégias de leitura. Compreensão leitora. Tirinha. Sequência didática.
Nesta dissertação, apresentamos uma proposta de desenvolvimento da compreensão leitora de estudantes do 6º do Ensino Fundamental II por meio de uma sequência didática orientada pelo gênero discursivo Tirinha. Se, por um lado, apoiamo-nos nos estudos desenvolvidos por Bakhtin (2011), Geraldi (1997) e Koch e Elias (2007) sobre Concepções de leitura; por outro, ao falarmos de Estratégias de leitura, consideramos as reflexões realizadas por Isabel Solé (1998), Koch e Elias (2007) e Kleiman (2002). Para a elaboração da sequência didática (SD), levamos em consideração os pressupostos teóricos de Noverraz; Schnewuly; e Dolz (2004); e, ao fazermos referência ao gênero textual Tirinha, baseamo-nos em Mendonça (2001), Ramos (2012 e 2017) e Rama, Vergueiro, Barbosa, Ramos e Vilela (2022). Nossa pesquisa partiu de um estudo teórico-prático sobre a compreensão leitora de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Como procedimento metodológico, recorremos à pesquisa-ação, qualitativo-interpretativa e de natureza aplicada a fim de alcançar o nosso objetivo de pesquisa, a saber: demonstrar se houve progresso na compreensão leitora dos estudantes após a aplicação da SD. Inicialmente, é perceptível que algumas habilidades de leitura dos discentes foram desenvolvidas, enquanto outras não.