Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUNA LUANA DE JESUS PANTOJA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUNA LUANA DE JESUS PANTOJA
DATA: 11/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO LABVIR - ICB
TÍTULO:

A METODOLOGIA IGRA NO DIAGNÓSTICO DA INFECÇÃOLATENTE PELO MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS EM PESSOAS VIVENDO COM O VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA: UM GUIA INFORMATIVO.


PALAVRAS-CHAVES:

Tuberculose latente; IGRA, HIV


PÁGINAS: 34
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
RESUMO:

A Tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, a qual infecta, principalmente, o pulmão e pode também alcançar outros órgãos, como: os rins, a pele, os ossos, os gânglios, entre outro. Esta infecção constitui um importante problema de saúde pública, principalmente em portadores da infecção pelo HIV.  Frente a necessidade de aumentar os cuidados, prevenir a   coinfecção HIV/TB,  ou tratar a infecção latente por Mycobacterium tuberculosis , o Ministério da Saúde incorporou ao SUS o teste IGRA (Interferon gamma release assay) voltado para detecção de tuberculose latente em 4 grupos específicos, por meio da metodologia IGRA. Apesar desta metodologia ter sido implementada no SUS a partir do ano 2018, a adesão ou solicitação do teste ainda é baixa por parte dos profissionais da área da saúde envolvidos na assistência ao portador de HIV. Desse modo, o presente estudo visa desenvolver um material informativo do tipo Guia voltado para profissionais de saúde acerca da metodologia IGRA com vistas a adesão aos serviços diagnósticos para rastreio da Tuberculose latente em Pessoas vivendo com HIV. Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em 3 etapas: a primeira, consistirá em uma revisão integrativa da literatura onde será adquirido o embasamento teórico necessário à construção da tecnologia educacional; a segunda, faremos um diagnóstico situacional nas 4 unidades de saúde localizadas na região metropolitana de Belém e a terceira, construção do material técnico-tecnológico, com base nas informações das duas etapas anteriores. Resultados esperados: Espera-se que a Tecnologia educacional sirva como instrumento facilitador para todos os profissionais envolvidos no processo de atendimento, oportunizando ampliar a adesão a rede diagnóstica IGRA, contribuindo para elucidar precocemente casos de ILTB.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2866164 - JACQUELINE CORTINHAS MONTEIRO
Interno - 2343103 - LUCIMAR DI PAULA DOS SANTOS MADEIRA
Interno - 2776913 - MIONI THIELI FIGUEIREDO MAGALHAES DE BRITO
Externo à Instituição - NUBIA CAROLINE COSTA DE ALMEIDA
Externo à Instituição - RENATA BEZERRA HERMES DE CASTRO
Notícia cadastrada em: 04/07/2024 17:04
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1