Construção de uma tecnologia educativa sobre interferência de medicamentos nos exames laboratoriais de monitoramento de glicemia
Interferências, Diabetes, Glicose, Exames laboratoriais, Tecnologias em saúde
Introdução. O diabetes mellitus é uma doença metabólica, caracterizada por uma elevação persistente da glicemia, decorrentes de defeitos na produção da insulina ou na sua ação, ou em ambos os mecanismos. As consequências humanas, sociais e econômicas relacionadas ao diabetes são devastadoras, sendo considerada uma das emergências de saúde globais que mais crescem do século XXI. Os exames laboratoriais de Glicose, Teste oral de Tolerância a Glicose e Hemoglobina Glicada são ferramentas utilizadas no diagnóstico do Diabetes Mellitus e também usados para identificar os pacientes que se encontram no quadro de pré-diabetes. As rotinas laboratoriais estão sujeitas a sofrer diversas interferências nas diferentes fases (pré-analítica, analítica e pós-analítica) compreendendo desde a preparação do paciente para a coleta do material biológico até a liberação dos resultados. No que tange às interferências medicamentosas nos exames laboratoriais é importante que no momento que antecede a coleta (fase pré-analítica) que os profissionais do laboratório tenham conhecimento dos fármacos utilizados pelos pacientes, bem como das possíveis interferências capazes de promover erros nos resultados laboratoriais. O relato do uso dos medicamentos antes da coleta, depende em grande proporção “do desejo e boa vontade do paciente”, sendo necessário a implementação de ações que promovam de forma mais rigorosa a detecção, classificação e redução destes erros. Neste contexto, a elaboração de uma tecnologia em saúde, que promova a compreensão do paciente sobre a capacidade de medicamentos em modificar os resultados laboratoriais e seu reflexo para um não controle glicêmico, bem como, estimular o relato consciente da farmacoterapia utilizada antes da coleta, se faz necessário. Objetivo: Elaborar uma tecnologia educacional em saúde, do tipo cartilha, sobre as possíveis interferências dos medicamentos nos exames laboratoriais que monitoram a glicemia. Metodologia: Estudo de campo, transversal, prospectivo, do tipo metodológico, com abordagem quantitativa. A pesquisa será desenvolvida em duas fases: a primeira será uma pesquisa de campo com a aplicação de questionário e realização de uma revisão integrativa da literatura; a segunda fase será a elaboração de um protótipo da cartilha educativa. As etapas a serem seguidas na elaboração da cartilha seguirá um roteiro textual e com posterior desenvolvimento das ilustrações e diagramação. A aplicação do questionário será realizada no Laboratório Santa Marta em Marabá-PA. Aanálise dos resultados serápormeiodaestatísticadescritiva através de cálculos para frequência absoluta e relativa, médias e desvio padrão das variáveis numéricas. Oprojeto está submetido ao CEP de acordo com a Resolução 466⁄2012. Todos os participantes assinarão umTCLE.