ELABORAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA SOBRE REAÇOES TRANSFUSIONAIS IMEDIATAS PARA PACIENTES POLITRANSFUNDIDOS ATENDIDOS NA FUNDAÇÃO HEMOPA
Transfusão de sangue, Reações Transfusionais, Cartilha Educativa
A transfusão de sangue e seus componentes pode ser o único tratamento capaz de salvar vidas ou tratar uma condição clinica específica. Entretanto, mesmo quando prescrita e administrada corretamente, a transfusão envolve risco de ocorrências imediatas ou tardias, chamadas reações transfusionais. Desta maneira, como a maioria dos tratamentos, pode provocar complicações que abrangem um espectro de reações adversas que podem ocorrer durante ou após a transfusão, e que varia desde reações leves até reações fatais. O objetivo deste estudo foi à elaboração de uma cartilha educativa para elucidação de sinais e sintomas das reações transfusionais imediatas, observadas entre pacientes crônicos que utilizam terapia transfusional na Fundação Hemopa, simplificando termos técnicos utilizados, através de ilustrações para maior elucidação de informações referentes a sinais e sintomas para facilitar o conhecimento dessas características entre pacientes e/ou familiares. Será realizado uma pesquisa metodológica referente a elaboração de uma tecnologia educativa do tipo cartilha, que será impressa, visando o conhecimento simplificado, gerando assim a aproximação dos pacientes e seus familiares ao maior conhecimento e melhor notificação acerca de manifestações clínicas que caracterizem efeitos adversos imediatos gerados por transfusões sanguíneas, normalmente utilizadas entre os chamados pacientes politransfundidos. Essa estratégia fundamenta-se na simplificação de entendimento e melhores estratégias de notificação (realizada de forma segura pelo paciente e/ou familiares) para maximizar intervenções e cuidados. O conhecimento da ocorrência dessas reações de acordo com o tipo e a frequência deve ser considerado importante indicador para definir as ações da vigilância sanitária. No Brasil, a prevalência/incidência real dos incidentes transfusionais não é totalmente conhecida, a prevenção desses incidentes só se fará possível quando os mesmos forem identificados, diagnosticados, investigados e analisados de forma eficaz. A qualidade do serviço deve ser medida pelo monitoramento de seu processo e ações preventivas e corretivas tomadas para evitar a ocorrência ou reincidência desses eventos.