Notícias

Banca de DEFESA: ROSEANE DE NAZARE MOURA VIEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSEANE DE NAZARE MOURA VIEIRA
DATA: 27/03/2019
HORA: 14:00
LOCAL: LM-03
TÍTULO:

FREQUÊNCIA DE Escherichia coli COM PERFIL DE RESISTÊNCIA AOS ANTIBIÓTICOS β-LACTÂMICOS ISOLADAS DO AMBIENTE HÍDRICO URBANO DO MUNICÍPIO DE BELÉM, PARÁ.


PALAVRAS-CHAVES:

Água. Escherichia coli. Resistência. Antimicrobianos.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
RESUMO:

INTRODUÇÃO: A água que é um recurso natural indispensável para a manutenção da vida do homem e dos seres vivos em geral. É importante para as atividades econômicas, comodidade e segurança das sociedades, tornando-se necessário que o seu acesso seja em quantidade e qualidade adequada. No entanto, sua qualidade está sendo cada vez mais comprometida pelo processo de urbanização geralmente desordenada e diferentes atividades antrópicas, destacando a agropecuária. Com a falta de tratamento do esgoto sanitário ocorre o aumento na concentração de microrganismos patogênicos na água, inclusive os resistentes a medicamentos, especificamente aos antibióticos, que são amplamente prescritos para combater infecções bacterianas de origens diversas. A pressão seletiva exercida pelo uso do antibiótico ocasionou o surgimento de bactérias resistentes e o ambiente aquático favorece a disseminação de genes de resistência aos antibióticos, constituindo-se em problema atual de saúde pública e ambiental. OBJETIVO: Desse modo, o objetivo desse trabalho foi verificar o perfil de resistência de E. coli frente aos antibióticos β-lactâmicos, além de identificar os isolados que produziram beta-lactamases de espectro estendido (ESBL). METODOLOGIA: Foram analisadas amostras de águas superficiais oriundas de diferentes cursos d’água (rio, lago e praia), coletadas no período de abril/2017 a outubro/2018. A análise microbiológica das amostras de água foi realizada através da técnica do Substrato Cromogênico Definido ONPG-MUG. E após a obtenção dos isolados de E. coli, foram realizados os testes fenotípicos de identificação bioquímica e perfil de sensibilidade aos antimicrobianos. RESULTADOS: Dos 70 isolados de E. coli examinados 25 (36%) demonstraram resistência a pelo menos um dos β- lactâmicos testado. Destaca-se que do total de cepas com perfil de resistência, 32% eram procedentes do lago Água Preta (Utinga), 28% da praia do Farol, 28% da praia do Murubira e 12% do rio Guamá. O antibiótico em que os isolados demonstraram maior resistência foi a Ampicilina 15 (21%) e um percentual de 36% demonstraram multirresistência. Ressalta-se que a presença de bactérias multirresistentes no ambiente aquático principalmente aquelas que carregam genes de resistência a antibióticos utilizados, particularmente no ambiente hospitalar, é uma preocupação constante já que estes ambientes favorecem a troca de material genético entre diferentes espécies de bactérias. CONCLUSÃO: Por fim, os resultados deste estudo corroboraram com vários autores que enfatizam a necessidade de monitoramento sistemático do ambiente aquático, uma vez que são os principais receptores de esgotos não tratados de grande parte das cidades, constituindo-se em risco para a saúde humana e ambiental.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2866164 - JACQUELINE CORTINHAS MONTEIRO
Externo à Instituição - JANAINA MOTA DE VASCONCELOS MASSAFRA
Presidente - 2178234 - KARLA TEREZA SILVA RIBEIRO
Interno - 2206136 - LUIZ FERNANDO ALMEIDA MACHADO
Externo ao Programa - 2375279 - SHEYLA MARA DE ALMEIDA RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 15/03/2019 10:30
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2