Validação da cartilha educativa: Influência dos erros pré-analíticos no hemograma
Produtos Tecnológicos; Tecnologia Educacional; Hematologia
Os exames laboratoriais, incluindo o hemograma, são realizados em três etapas: pré-analítica, analítica e pós analítica. A fase pré-analítica apresenta elevada incidência de erros que podem afetar os resultados e, consequentemente, a interpretação dos exames. Nesse sentido, a educação permanente dos profissionais é importante para que os erros pré-analíticos sejam minimizados ou, preferencialmente, abolidos. Assim, o objetivo do projeto é realizar a validação da cartilha educativa intitulada: “Influência dos erros pré-analíticos no hemograma”. Trata-se de uma pesquisa metodológica para validação de conteúdo (etapa 1), validação de aparência (etapa 2) e validação semântica (etapa 3). Na seleção dos juízes/especialistas para validar o conteúdo técnico serão convidados profissionais veterinários especialistas em medicina laboratorial. Na validação de aparência serão selecionados profissionais das áreas de pedagogia, publicidade, comunicação, design gráfico, marketing e afins. A avaliação semântica será realizada com veterinários que atuem nas áreas de clínica médica, cirúrgica e laboratorial de cães e gatos. Após o aceite dos participantes da pesquisa, serão encaminhados, através do Google® Forms, os formulários abrangendo os itens avaliativos da cartilha no que se refere ao conteúdo técnico, aparência e validação semântica. Os formulários serão divididos em três partes com identificação dos participantes, Instruções do formulário e com questões referentes a cartilha. Os formulários conterão afirmativas em uma escala do tipo Likert. Será calculado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e Índice de Concordância Semântica (ICS). Após a conclusão do processo de validação será solicitado o registro da cartilha na Fundação Biblioteca Nacional.