Cartilha sobre a influência dos erros pré-analíticos na realização de exames bioquímicos veterinários de pequenos animais: O que fazer para evitar?
Produtos Tecnológicos; Tecnologia Educacional; Bioquímica
Os exames laboratoriais, incluindo as análises bioquímicas, são realizados em três etapas: pré-analítica, analítica e pós-analítica. A fase pré-analítica concentra a maior frequência de erros que podem comprometer os resultados dos exames, bem como, a interpretação, o diagnóstico, o prognóstico e o tratamento do paciente. Neste contexto, é importante que os profissionais envolvidos neste processo entendam que esta etapa é determinante para um exame de qualidade. Dessa forma, faz-se necessário a construção de uma tecnologia educacional (TE), voltada para profissionais de laboratório e médicos veterinários, no intuito de minimizar os erros pré-analíticos. Sendo assim, o objetivo do projeto é produzir uma TE, no formato de cartilha educativa, intitulada: Influência dos erros pré-analíticos na realização de exames bioquímicos veterinários de pequenos animais: O que fazer para evitar? O presente trabalho trata-se de uma pesquisa metodológica desenvolvida em duas etapas: pesquisa bibliográfica e produção da cartilha educacional. Será realizada uma revisão integrativa da literatura e a produção de um protótipo utilizando os seguinte critérios: a) Seleção dos assuntos de maior relevância do referencial teórico para inserção na cartilha; b) Condensação do conteúdo e construção dos elementos pré-textuais e textuais; c) Criação do layout; d) Elaboração de figuras e/ou download de gravuras em sites de bancos de imagens livres de direitos autorais.