Banca de DEFESA: ANTÔNIO CARLOS DANTAS DA COSTA JÚNIOR

DISCENTE: ANTÔNIO CARLOS DANTAS DA COSTA JÚNIOR
DATA: 18/08/2024
LOCAL: Mini-auditório do NAEA (presencial)

"O USO DAS FERRAMENTAS TDIC NO PROCESSO DE ENSINO: um estudo aplicado no IFPA Campus Castanhal".

Educação; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Processo pedagógico; Gestão Institucional.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação são ferramentas inovadoras que podem auxiliar no desenvolvimento da educação. Entretanto, sua efetiva implementação requer compreensão e qualificação do seu uso, além do investimento e ampliação do acesso aos equipamentos e internet. A sua utilização emergencial durante a pandemia pode servir de elemento de análise para sua efetivação no cotidiano da educação. O estudo tem como objetivo investigar a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Instituto Federal do Pará - Campus Castanhal como ferramenta para o ensino remoto. A pesquisa, em termos de metodologia foi do tipo exploratório-descritiva. Em relação aos procedimentos, configurou-se como uma revisão bibliográfica e documental, tendo também a pesquisa de campo. Quanto à abordagem e análise, conjugou-se os métodos quantitativo e qualitativo (método misto). A pesquisa de campo foi realizada no Instituto Federal - campus Castanhal, estado do Pará. As respostas qualiquantitativas proporcionaram as principais categorias de análise para este estudo, destacando diversos impactos decorrentes da transição do ensino presencial para o remoto durante a pandemia. O estudo identificou barreiras, limites e potencialidades na prática pedagógica e de gestão, destacando rigidez na formação e práticas em relação à dinamicidade do mundo. Evidenciou a importância de capacitar profissionais da educação para emergências, incluindo crises de saúde, climáticas, guerras e socioeconômicas. A desigualdade socioeconômica dos alunos, especialmente em comunidades remotas, é uma barreira ampliada pela falta de acesso às tecnologias. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, podem ser aliadas, porém devem ser ferramentas e não protagonistas das relações humanas que fortalecem os processos educativos. O estudo ressaltou que as tecnologias, quando adequadamente utilizadas, são auxiliares valiosas para a educação, para mitigar as desigualdades socioeconômica e territorial, especialmente na região amazônica e para efetivamente fomentar a educação democrática. Políticas públicas precisam incluir o acesso à tecnologia, bem como, mudanças na formação e capacitação de professores e gestores são essenciais, sendo responsabilidades também da governabilidade e investimentos públicos.

Externo ao Programa - 2141964 - HISAKHANA PAHOONA CORBIN
Interno - 418.532.453-72 - LEILA MARCIA SOUSA DE LIMA ELIAS - UFPA
Presidente - 1929951 - PONCIANA FREIRE DE AGUIAR
Notícia cadastrada em: 30/07/2024 14:19