"A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA INSTITUIÇÃO EM MANAUS-AM NO ENSINO SUPERIOR".
Meio Ambiente, Ensino Superior, Educação Ambiental.
A Dissertação apresenta uma análise sobre as dificuldades enfrentadas e as possibilidades de dialogar sobre o Meio Ambiente no âmbito do Ensino Superior. Tendo em vista, a ampliação e a compreensão integral de suas dimensões (biológica, política, social e econômica), busca-se romper com sua restrita relação em preservar os seres vivos e a natureza, partindo para a construção de novas formas de articulação desta questão com a formação docente. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos finalistas do Curso de Pedagogia da Faculdade Boas Novas (FBN), que atuarão na educação básica. O estudo avaliou saberes que constituem as práticas dos professores e suas concepções pedagógicas, considerando teorias que perpassam por questões muito mais amplas do que simplesmente o processo pedagógico visando assim, fazer relações entre saberes, formação de professores, prática pedagógica, currículo, aprendizagem e desafios da Educação Ambiental no Ensino Superior, tendo em vista a contribuição para o crescimento pessoal/profissional desses acadêmicos que atuarão junto às escolas de Ensino Fundamental. O objetivo geral pautou-se em, analisar quais as contribuições pedagógicas e de intervenções no Ensino Superior podem contribuir para a fundamentação dos diálogos sobre o Meio Ambiente e incentivar a cultura e conservação ambientais desenvolvidas pelos professores que trabalham no sétimo período do curso de Pedagogia da Faculdade Boas Novas. Em relação à Educação Ambiental, devem-se buscar informações acerca das perspectivas dos alunos finalistas com relação ao seu trabalho desenvolvido com as crianças na escola nas séries iniciais. Diante disso, optou-se pelo estudo de caso, centrada na abordagem qualitativa e, nesta, a entrevista semiestruturada com o objetivo de recolher os dados.