EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR NA VISÃO DE CONCLUINTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE BOAS NOVAS DE MANAUS-AM
Meio Ambiente, Ensino Superior, Educação Ambiental.
O artigo apresenta uma reflexão sobre a possibilidade de dialogar sobre o Meio Ambiente no âmbito do Ensino Superior. Desse modo, em vista de ampliar a compreensão integral de suas dimensões (biológica, política, social e econômica), busca-se romper com sua restrita relação em preservar os seres vivos e a natureza, partindo para a construção de novas formas de articulação desta questão com a formação docente.
Diante disso, optou-se pela pesquisa ação, centrada na abordagem qualitativa e na utilização da observação participante, aplicação de questionários e análise documental, como técnicas de coleta de dados. Utilizaremos, também, a “Análise de Conteúdo” para a análise de dados.
O objetivo geral pautou-se em analisar quais fundamentos teóricos e epistemológicos podem contribuir para a fundamentação dos diálogos sobre a Meio Ambiente e Educação Ambiental.
É nessa perspectiva que o trabalho com o meio ambiente em espaço privilegiado de informação e produção de conhecimento, poderá trazer a compreensão holística, o exercício da cidadania e a problematização da relação “ser humano-sociedade-natureza”.