"REFORMA AGRÁRIA E SUSTENTABILIDADE: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PROJETOS DE ASSENTAMENTO AGROEXTRATIVISTAS NA AMAZÔNIA PARAENSE."
Educação Ambiental; Sustentabilidade; Ecocidadania.
O Projeto de Pesquisa “Reforma Agrária e Sustentabilidade: Desafios da Educação
Ambiental nos Projetos de Assentamento Agroextrativistas na Amazônia Paraense” -
tem como finalidade a investigação acerca da percepção e da importância da Educação
Ambiental enquanto espaço primordial na construção de uma perspectiva de
sustentabilidade em Projetos de Assentamento Agroextrativistas – PAE’s na Amazônia
Paraense, tendo como área de estudo específica de investigação, o Projeto de
Assentamento Agroextrativista Ilha Itaúna, localizado no município de Cametá, Região
do Baixo Tocantins – Estado do Pará. Partindo de uma abordagem qualitativa, serão
entrevistados 10 servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária –
INCR/SR-01 e 172 famílias originalmente pertencentes à Comunidade de Itaúna,
utilizando-se de questionários semiestruturados. Primou-se pelos PAE’S na Amazônia
Paraense, pois estes se situam em importantes áreas de biodiversidade, cujo meio
principal de produção é o extrativismo, nascendo assim, a necessidade de um trabalho
de Educação Ambiental que vise à construção de novos hábitos, conhecimentos e
habilidades que permitam ao agricultor das várzeas amazônicas paraenses, compreensão
e uso dos recursos naturais de modo comprometido com a preservação ambiental. O
estudo assumirá importância primordial por vislumbrar e intervir, dando ênfase a
necessidade da formação do homem socioambiental nos Projetos de Assentamento na
Amazônia, visto que o processo de desenvolvimento produtivo nessas áreas
desencadeou consequências negativas ao meio ambiente. Desse modo, a Educação
Ambiental possibilitada aos agricultores da Amazônia Paraense, permitirá a tomada de
decisões ambientalmente sustentáveis visando o desenvolvimento do seu território.