" ONBOARDING VERDE: EM BUSCA DO ATENDIMENTO E INTEGRAÇÃO SUSTENTÁVEL NA FACULDADE DE BIOTECNOLOGIA DA UFPA".
Administração Pública; Cultura; Sustentabilidade
A atividade de atendimento ao público representa um papel estratégico nas organizações, pois além de recepcionar e prestar informações, oportuniza a familiarização das pessoas com a cultura organizacional, bem como pode contribuir com a integração e melhoria do desempenho de seus colaboradores. O momento de ingresso de novos colaboradores e outros atores no ambiente organizacional é estratégico para a promoção de valores sustentáveis e efetiva adesão à cultura organizacional. Assim, esta pesquisa possui como objetivo geral analisar como onboarding verde pode contribuir para a implementação do atendimento e integração sustentável na Faculdade de Biotecnologia, do Instituto de Ciências Biológicas. O trabalho utilizou uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando como técnicas de investigação a pesquisa bibliográfica, documental, observação participante e aplicação de questionário. O questionário foi elaborado com 20 perguntas abertas e fechadas, baseada nos seis eixos temáticos da A3P e submetida aos servidores docentes, servidores técnicos administrativos e discentes. Na análise dos resultados foi possível identificar áreas-chave para integração de práticas sustentáveis e com base nesse achado elaborou-se um guia de orientações para implementação do serviço de atendimento sustentável na secretaria da Faculdade Biotecnologia e que pode ser utilizado em outros espaços e eventos da UFPA.