"CRIAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA AÇÕES E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO AMBIENTE HOSPITALAR"
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Nesta pesquisa serão abordados temas como educação ambiental e biossegurança para as ações e práticas sustentáveis em ambiente hospitalar, busca-se identificar os principais fatores de risco existentes nestes ambientes para que se possa continuar em um processo de qualificação ambiental dos espaços para sua preservação e proteção com a intenção de torná-los mais saudáveis e seguros tanto para os usuários quanto para os trabalhadores. A definição de educação ambiental, conforme estabelecida pela Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999, é o conjunto de processos nos quais tanto o indivíduo quanto a comunidade desenvolvem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências direcionadas à preservação do meio ambiente, um bem compartilhado pela população, vital para uma qualidade de vida saudável e sustentável. Para Cohen e Colaboradores (2019), a biossegurança é um conjunto de atividades para prevenir, controlar, reduzir e eliminar os riscos que afetam a saúde humana, animal e ambiental. E segundo Simas e Cardoso (2008), a biossegurança é entendida como campo do conhecimento, e tem como fundamento a construção de sentidos e significados complexos relacionados aos processos tecnológicos e científicos, o que fornece suporte analítico para a gestão de fatores multicausais relacionados aos riscos no ambiente construído. A biossegurança é considerada como a ciência que estuda os possíveis riscos biológicos com o objetivo de estabelecer diretrizes e precauções para garantir a proteção da vida humana e do meio ambiente (Rossete, 2018). É também encarregada de analisar questões relacionadas à segurança biológica frente aos avanços tecnológicos e científicos (Binsfeld, 2015).