"EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O SURDO: uma perspectiva inclusiva do conhecimento socioambiental".
Meio ambiente; Surdo; Comunicação; Educação Ambiental.
Este artigo tem por escopo dimensionar os efeitos da educação ambiental para Surdos1 hodiernamente, com relação a proposta consciente de estabelecimento das hipóteses e implicações do conhecimento desses sujeitos com o meio ambiente, observando as dificuldades encontradas tanto para o Surdo, quanto para o deficiente auditivo2 perante um contexto de aprendizagem ambiental como um mecanismo de valoração e respeito a uma condição de cidadão, e pessoa com direitos e prerrogativas condizentes à sua natural exposição em um ambiente de diversidade e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como um elo para corroborar e entender os mecanismos empreendidos na sociedade, envolvendo a comunidade surda nesse contexto, e a participação desse indivíduo em uma proposta ambiental inclusiva. Metodologicamente, o estudo foi realizado com base em uma pesquisa do tipo bibliográfica, de abordagem descritiva, qualitativa e edificado em autores de referência na temática em foco. Ao analisarmos a educação de surdos constatamos algumas dificuldades encontradas não apenas nos ambientes escolares, sociais, profissionais, porém também no seio da própria sociedade, observando-se o preconceito em diversos níveis: comunicação, comportamento, ensejamento, ambiental e desejos de pertencimento a um mundo de oportunidade de propostas para a comunidade Surda.