”EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, FÍSICA E QUÍMICA DA UFPA CAMPUS GUAMÁ”
Educação Ambiental. Formação de professores. Política Nacional de Educação Ambiental
No Brasil a Educação Ambiental (EA) torna-se obrigatória por meio da Lei nº 9795/99 em que obriga que a temática seja trabalhada em todos os níveis e modalidades de ensino. A relevância desta pesquisa está em investigar qual o tratamento dado a temática ambiental nos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química da Universidade Federal do Pará campus Guamá e em que termos coadunaram-se com os princípios básicos de EA constantes no artigo 4º da Lei nº 9795/99 e no artigo 12 das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental, para desvelar os movimentos iniciais acerca da Educação Ambiental e compreender os conceitos relativos à temática. Para a análise foram selecionados trechos das ementas e da parte textual dos projetos pedagógicos a partir da metodologia de análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin, considerando duas categorias representativas que tratam da relação dos aspectos técnico-científicos da EA e as práticas políticas, sociais e a formação do cidadão (categoria 1) e das metodologias e práticas de ensino em educação ambiental (categoria 2). Os trechos selecionados foram analisados na perspectiva do alinhamento com os dispositivos legais supraditos e constatou-se uma abordagem pontual e fragmentada dos temas relacionados a EA nos projetos pedagógicos analisados, em um contexto mais amplo foi verificado que os projetos pedagógicos pouco desvelam sobre a dimensão ambiental como preconizado nos documentos referenciais, no curso de Licenciatura em Física, por exemplo, foi percebido uma ausência no tratamento da temática nas ementas e na parte textual do projeto. Os Projetos Pedagógicos são instrumentos importantes nas políticas de ensino e de formação de profissionais, a forma como a temática ambiental é tratada nos referidos projetos revela uma necessidade de ampliar a discussão e reflexão sobre a dimensão ambiental por meio do engajamento de toda a comunidade acadêmica.