"ESTUDOS E PERCEPÇÕES POR MEIO DE PRÁTICAS ESPORTIVAS NOS PELOTÕES DE FRONTEIRA COMO FACILITADOR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL".
Práticas esportivas. meio ambiente. inclusão social.
Este trabalho visa verificar a importância da inserção de programas sociais junto a comunidade tendo como veículo cognitivo o uso de práticas esportivas na busca da compreensão da relação homem x meio ambiente. Tal experiência deve mostrar a importância da educação ambiental para que se justifique a prática de esportes em áreas naturais assim como buscar nos alunos conhecimento sobre os bens materiais e imateriais existentes no terreno e sua influência nos processos de políticas públicas ambientais a fim de promover a inclusão social desses jovens de forma a resgatar seus valores históricos, morais e sociais. Isto posto, faz-se necessário identificar como os projetos sociais através de tais práticas podem ajudar no processo de educação ambiental, demonstrando aos alunos novos saberes relativos a preservação do meio ambiente e sua influência nos processos de políticas públicas ambientais e promover a inclusão dos jovens no mundo do trabalho com consciência do seu papel social. Este projeto está sendo realizado na cidade de Manaus utilizando-se as dependências do 4º Centro de Geoinformação, quartel do Exército brasileiro, porém existem outras vertentes do mesmo projeto sendo realizados nos pelotões de fronteira nos extremos Norte e Noroeste do Brasil, envolvendo crianças de comunidades indígenas que buscam no projeto uma forma de interagirem com o ambiente através de atividades lúdicas e esportivas.