"PRINCIPAIS FATORES QUE ASSOLAM AS COMUNIDADES RIBEIRINHAS NA REGIÃO NORTE/ MUNICÍPIO DE ABAETETUBA-PARÁ".
Degradation; Pollution; Amazon Region; River Dwellers
Na região amazônica, os rios têm grande importância no cotidiano das comunidades locais, as quais mantêm uma relação muito próxima com o bioma local. Na cidade de Abaetetuba, as comunidades ribeirinhas ilustram bem esse conceito, ao se analisar a relação de seus habitantes e as águas do Rio. Entretanto, essa proximidade com o rio promove diversas intervenções do homem, que o modificam e degradam. Apesar da evidente preocupação global, poucas medidas concretas vêm sendo tomadas na tentativa de reverter o cenário presente. No contexto de comunidades ribeirinhas, cada cidadão tem responsabilidades no processo de conservação de recursos naturais, e para isso são necessárias ações de educação ambiental. Assim, o presente projeto tem como intuito analisar os fatores que contribuem com a degradação ambiental nas ilhas de Abaetetuba, enfatizando especificamente a comunidade do rio Quianduba, verificando os possíveis efeitos antrópicos que podem estar ocorrendo na localidade. Para isso, o projeto propõe uma pesquisa bibliográfica e de campo para a avaliação da condição social, econômica e cultural predominante na comunidade. A pesquisa bibliográfica incluirá jornais, revistas e outras fontes literárias referentes às agressões sofridas por rios da região e outras alterações impactantes. A partir de observações in loco, tentaremos comprovar e quantificar os impactos ambientais citados na literatura. Além disso, as observações permitirão a determinação da relação dos comunitários com o rio, com o meio ambiente e destinação de resíduos, além de como se utilizam dessas águas. Os dados obtidos serão utilizados como orientação, pois com o intuito de minimizar as ações nocivas ao rio, será elaborada uma cartilha de educação ambiental para conscientizar os moradores sobre a importância e necessidade da conservação dessa localidade. Essa cartilha será distribuída como material didático de educação ambiental em escolas e no centro de referências da assistência social (CRAS).