A ESCOLA SOBE O MORRO: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL PARA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO AMBIENTAL LOCAL.
Educação Ambiental, preservação local, Morro Serrinha.
A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Carlos Ribeiro, no município de Redenção – PA, no período de Fevereiro a Outubro de 2014, participaram da pesquisa, 32 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa teve enfoque qualitativo, e objetivou construir com os alunos noções básicas de meio ambiente, a problemática da preservação do morro, entre outros pontos pertinentes à área ambiental, de forma simples e prática, fazendo com que os conteúdos passados fossem assimilados de forma significativa, buscando principalmente o contexto local para se entender o regional e o global, assim tentando construir novos multiplicadores de ações favoráveis à Educação Ambiental (EA). Durante o trabalho foram desenvolvidas práticas pedagógicas com vistas à preservação do patrimônio ambiental local com a participação ativa dos alunos nesse processo a fim de contribuir para a formação de cidadãos multiplicadores de ações favoráveis a EA, buscando-se uma melhoria na qualidade de vida da comunidade. O trabalho enfocou questões relativas à preservação do Morro da Serrinha, aonde foram desenvolvidas diversas práticas, tais como, pesquisa de campo, palestras, trilhas interpretativas, visitas no bairro, artes em tela e elaboração de um gibi educativo discutindo a preservação ambiental, tendo o Morro do Serrinha como enfoque principal.