"A IMPORTÂNCIA DA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL PARA A MINIMIZAÇÃO DOS IMPACTOS EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ALIMENTAÇÃO".
Sustentabilidade; Educação Ambiental; Resíduos.
A gestão ambiental é um processo contínuo e adaptativo, por meio do qual uma organização determina seus objetivos, metas e estratégias relativos à proteção do meio ambiente e segurança dos colaboradores internos, clientes e comunidade, pautadas na gestão da qualidade dos processos, produtos, serviços e interação com o meio ambiente externo. Desta forma este trabalho visa despertar a sensibilização baseada na relação da responsabilidade ambiental para minimização dos impactos organizacionais na vida dos colaboradores de uma empresa do ramo de alimentação. O interesse primordial é examinar de maneira mais sistemática qual a percepção dos funcionários de uma rede de sushis acerca de sua responsabilidade social nas atividades que desempenham, a fim de conhecer melhor suas dinâmicas, seus entraves, as possíveis soluções, bem como, a recepção destes funcionários para ações dessa natureza. Primeiramente, realizou-se um levantamento bibliográfico de estudos que discutem a questão da educação ambiental bem como o gerenciamento dos resíduos sólidos. Em seguida, visitou-se os locais de pesquisa escolhidos, no Município de Manaus, capital do Estado do Amazonas, onde foi observada a forma como os funcionários realizam suas tarefas e fazem o descarte de seus resíduos. Paralelamente, foi aplicado questionário a esses profissionais, com o intuito de entender seu conhecimento acerca da temática. Realizou-se também palestras a fim de sensibilizá-los da importância do envolvimento destes nos processos e dinâmicas a serem propostas. O estudo revelou que apesar de haver uma certa consciência sobre os impactos negativos acarretados pela ingerência dos resíduos sólidos e líquidos, há uma lacuna entre ter ciência do problema e estar sensibilizado de que é possível sim, com sincera dedicação e poucos recursos, fomentar algumas mudanças de condutas, visando maior qualidade ambiental, e inclusive maior rentabilidade à empresa. A meta de ser uma empresa verde deve estar incorporada à visão de futuro do empreendimento e que todos os colaboradores estejam engajados nesses resultados.