"DESCARTE DE RESIDUOS ELETRONICOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA (UFPA): O caso dos monitores tipo CRT abandonados em área livre do Campus Belém".
Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE); microcomputador; Monitor CRT; Lixo eletrônico; E-lixo; resíduos; meio ambiente.
O aumento do uso de equipamentos eletroeletrônicos e de processamento de dados se deu a partir da expansão das instituições de ensino superior, viabilizadas pela disponibilidade de recursos com o advento do REUNI. Esse contexto permitiu a troca de equipamentos já existentes e a aquisição de outros, gerando um expressivo passivo de resíduos, denominados de lixo eletrônico. A questão torna-se relevante e grave no momento em que se verificou no dia-a-dia da UFPA, que os resíduos são descartados sem qualquer observância da legislação em vigor e por sua vez agravados pelo tempo burocrático típico da engrenagem do serviço público, revelando falta de comprometimento com a problemática da questão ambiental e descaso com a saúde da comunidade. Diante disso, estudamos as estratégias utilizadas pela instituição para mitigar os impactos do lixo eletrônico, identificando como o crescimento de bens perda carga patrimonial influenciou no aumento dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, principalmente os oriundos dos equipamentos de informática. Analisamos o uso ou não de dispositivos previstos em lei como vista a responsabilizar vendedores, importadores e fabricantes de eletroeletrônicos adquiridos pela UFPA sobre a destinação ambientalmente correta desses equipamentos quando se tornarem resíduos. O estudo do caso dos monitores do tipo CRT deu-se pela identificação das ações adotadas pela instituição para gerenciar a situação, evidenciando tanto os aspectos do processo responsabilização pelo ato, como a solução gerencial encontrada para destinar os resíduos depositados em área livre da Instituição. O questionário submetido aos discentes da instituição trouxe aplicações práticas na medida em que evidenciou a baixa participação desses universitários no Projeto de Coleta Seletiva, oportunizou a proposição de uma tecnologia social, materializada pela apresentação de um aplicativo para smartphone, que visa incentivar a mudança de postura dos discentes premiando a atitude de destinar seus resíduos ao serviço responsável pela arrecadação de resíduos recicláveis na UFPA e que posteriormente será repassado às associações e cooperativas credenciadas para receber resíduos recicláveis.